LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Leia o texto a seguir:

 

Não podemos dizer que a insensibilidade é algo comum a todos os empresários; a solidariedade é também verificada. Temos a empresa Alpargatas que doou R$40 milhões no combate à pandemia e o laboratório Aché que doou 5 milhões em remédios e EPIs.

 

Considerando a segunda frase (grifada), podemos dizer que o autor do texto usou o seguinte:

 


Argumentação pela analogia


Argumentação do desperdício


Argumentação pelo exemplo


Argumentação pelo antimodelo


Argumentação baseada na autoridade

A partir de seus estudos sobre argumentação, leia o texto a seguir:

 

A eficácia do uso das máscaras está relacionada à escolha adequada do que se quer evitar o contato, a sua manipulação e ao seu descarte correto. É importante também que a máscara seja adequada ao trabalhador, pois uma máscara mal adaptada não impede que ele entre em contato com o agente do qual quer proteger-se. A eficácia das máscaras ainda está relacionada às medidas de higiene, como lavar bem as mãos após retirá-las. Entre os trabalhadores da área de saúde, a utilização de máscaras é indispensável em diversas situações. 

 

(Fonte: SANTOS, Helivania Sardinha dos. Uso da Máscara de Proteção e sua Eficácia. Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/. Acesso em: 07 jul. 2020.)

 

 

Agora, julgue as afirmativas:

 

I. O texto é argumentativo, pois o autor demonstra suas ideias para esclarecer o assunto e defende um ponto de vista.

 

II. Observamos, no texto, que há argumentação, pois o autor mostra razões para se usar a máscara de forma eficaz.

 

III. No texto, vemos a intencionalidade do autor de defender o uso eficaz da máscara, haja vista que apresenta sua importância.

 

IV. Vemos, no texto, a argumentação por meio da organização e do encadeamento de argumentos que levam o leitor a acompanhar o raciocínio do autor, em que mostra gradativamente fatores que evidenciam como a máscara pode ser eficaz.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 


I, II e IV


I, II, III e IV


I e III


I, II e III


I e II

Analise as duas asserções a seguir:

 

 

I. A argumentação, para ser persuasiva, necessita do conhecimento do auditório a que se destina, tanto no que diz respeito às circunstâncias socais quanto às psicológicas.

                                                            Porque

II. Todo auditório faz parte de um contexto social que possui crenças, funções, princípios, ideais, e o ato de argumentar. Para conquistá-lo, chamar a sua atenção, deve-se, necessariamente, abordar esses aspectos.

 

 

Assinale a afirmação correta.

 


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras e a II justifica a I.


A asserção I apresenta proposição verdadeira, e a II apresenta proposição falsa.


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras e a II é uma condição para a I.


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras, entretanto a II não justifica a I.


As asserções I e II apresentam proposições falsas.

Leia os seguintes textos.

Texto I:

Os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de “numeramento”; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc, que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos. Isso tem exigido outros letramentos, por exemplo, o visual e que “têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea” (MOITA-LOPES; ROJO, 2004, p. 38).

 

Texto II:

Fonte: Depositphotos. Acervo Uniube.

 

Considerando os dois textos, analise as alternativas abaixo, classificando-as com V as verdadeiras e com F as falsas:

 

( ) Pode-se dizer que o texto II é multimodal pois se constitui de foto e desenhos que estão coerentes, isto é, o todo da obra tem uma intencionalidade comunicativa.

 

( ) Inferimos que a imagem do texto II se utiliza de símbolos que remetem à cultura, como o desenho de gráficos que nos remetem a análises e o desenho da lâmpada que nos remete a um insight.

 

( ) Os desenhos, articulados à foto, no texto II, remetem-nos a análises, à criatividade e a ideias. Pode-se dizer que as imagens constituem um todo significativo, ou seja, são coerentes entre si.

 

( ) O texto I e II mantêm uma relação dialógica, por isso podemos afirmar que o sentido de um depende do outro, inviabilizando uma leitura dos textos de forma separada, uma vez que eles mantêm uma relação interdependente.

 

 

Assinale a sequência correta.

 


V, V, F, V


V, F, V, F


F, F, F, V


V, V, V, F


F, F, V, F

Você estudou que a multimodalidade ou multissemiose de acordo com Rojo e Moura (2012, p. 19) são novas formas de produzir sentido por meio da escrita e da leitura, “são textos compostos de muitas linguagens, ou modos, ou semiose”. Também pôde perceber a análise do “Convite Estratégia Multimodal para Higiene”, que está no livro de apoio, em que foram usadas a linguagem verbal e a não verbal. Considerando esses estudos, propomos que você analise o cartaz a seguir.  Veja:

 

Fonte: Autoria não identificada.

 

Consegue visualizar bem o cartaz? As letras menores, abaixo da frase “Adote um copo”, revelam os dizeres: “Tenha uma atitude consciente! Procure utilizar o mesmo copo ao longo do dia. Se possível traga seu copo ou garrafinha. Assuma este compromisso.”

 

Esse cartaz está afixado, próximo ao bebedouro de água, em uma sala de trabalho. Considerando seus estudos e a análise do cartaz, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A expressão “Adote um copo” marca especialmente a função apelativa do gênero textual cartaz. Esse gênero tem a função de informar e/ou persuadir o leitor em prol de um objetivo.

 

II. Houve uma personificação do copo, haja vista que, nele, foram desenhados sobrancelhas, olhos e boca. O olhar do copo demonstra uma “carinha” de alguém que pede algo, isto é, de alguém simpático que quer ser aceito.

 

III. A expressão “adote” é coerente com o que é pedido no cartaz, isto é, solicita que a pessoa adote o copo durante todo o dia e não apenas em um momento, ou traga seu copo de casa.

 

IV. Todos os enunciados do cartaz e a imagem do copo estão coerente com o objetivo do texto: a de persuadir o leitor a não gastar copos descartáveis de forma leviana. Pretende-se que esse uso seja consciente.

 

Assinale a alternativa que tem a(s) afirmativa(s) correta(s):

 


II e IV


II, III e IV


III e IV


I, II, III e IV


I, II e III

Páginas: 12